Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Webline Sistemas

 

Conheça as medidas adotadas em Bela Vista contra o novo coronavírus

Desde março, a Prefeitura Municipal adotou medidas de prevenção e movimentou diversos setores da administração pública no combate à Covid-19.

 

 

Desde os estágios iniciais da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Bela Vista do Paraíso, através do Departamento Municipal de Saúde, seguiu as orientações dos órgãos estaduais e federais, e adotou medidas para frear o avanço da Covid-19. As providências foram implementadas a partir de discussões com setores da administração pública e entidades do município.

 

Em 18 de março, dias depois da declaração de pandemia feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a prefeitura publicou o decreto municipal nº 38/2020, que determinou a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas, e nas creches. Também foi recomendada a suspensão de eventos públicos ou particulares. Na ocasião, havia acontecido a primeira morte por causa da nova doença no país.

 

A partir de então, foi montado o Comitê de Crise (decreto nº 39/2020), com a finalidade de mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos públicos municipais quanto às medidas a serem adotadas. O grupo é integrado por representantes de cinco departamentos e outros setores da administração pública, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e Associação Comercial. De maneira independente, a Promotoria do Ministério Público da comarca também acompanha as ações.

 

TRABALHO

Enquanto os atendimentos presenciais estavam suspensos para evitar aglomerações, servidores de diversos setores atuaram nas ações de prevenção. Os profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) produziram mais de 3 mil máscaras de tecido, que foram usadas pelos profissionais de saúde e doadas para a população.

 

Servidoras do CAPS trabalham na produção de máscaras.

 

Além disso, eles também fizeram campanhas de orientação sobre prevenção do coronavírus, como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social. Equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e agentes comunitários de saúde estão fiscalizando o cumprimento das determinações municipais. Por outro lado, a Vigilância Sanitária está realizando a desinfecção de calçadas na região central do município e no distrito de Santa Margarida.

 

ATENDIMENTO

O Hospital Municipal São Jorge se tornou o local de referência para atendimento de síndromes gripais. Uma ala exclusiva, separada dos outros ambientes, foi montada para atender esses casos. Nesse local ficam os leitos e dois respiradores, preparados para o uso emergencial. Em eventuais situações graves, o paciente será encaminhado para o Hospital Universitário, em Londrina, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

 

O Hospital Municipal São Jorge é o local de referência para esses atendimentos. Foto: N.COM.

 

Essa é uma parte do planejamento de ação adotado pelo Departamento de Saúde para os casos suspeitos do município. Os profissionais de saúde que trabalham no Hospital São Jorge passaram por uma capacitação promovida pela 17ª Regional de Saúde.

 

ECONOMIA

Equilibrando as medidas de prevenção e os impactos econômicos do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal ponderou determinações para o comércio local. Estabelecimentos foram fechados em um primeiro momento, seguindo as diretrizes do Governo do Estado do Paraná, por meio do decreto nº 40/2020.

 

Em abril, novos decretos definiram regras de prevenção para que o comércio local, fonte de empregos e renda, pudesse começar a retomar suas atividades. Para garantir o cumprimento das determinações, servidores passaram a fiscalizar os estabelecimentos. Até o dia 18 de maio, mais de 20 notificações foram registradas por causa de descumprimento.

Prefeitura restringiu o atendimento ao público. Foto: N.COM

 

Em outra frente, foram prorrogados os prazos para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e dos tributos no âmbito do Simples Nacional, dando mais fôlego aos contribuintes bela-vistenses nesse momento de crise.

 

INFORMAÇÕES

Em meio às ações adotadas, a Prefeitura Municipal também está promovendo a transparência. No site oficial, existe um guia de prevenção e uma aba com os documentos relativos ao tema. Um deles é o boletim diário que retrata a situação do município. Ele também é compartilhado nas redes sociais oficiais no Facebook e Instagram.

 

_____

A reprodução das notícias é autorizada desde que indicada a fonte: 'N.COM/Prefeitura de Bela Vista do Paraíso’.

 

 

Data: 22-05-2020 00:00:00


Atendimento ao Público

Prefeitura do Município de Bela Vista do Paraíso Telefone: (43) 3242-8100

Das 08:00 às 12:00 horas

Horário especial - DECRETO 40/2020

Situação de emergência devido ao coronavírus - COVID-19